Top
m

Manuel & Cardoso

Como escolher o material, tendências e benefícios

Muitos clientes optam pelo pavimento em pedra natural devido à sua beleza, versatilidade e fácil manutenção. Um piso em pedra natural tanto pode ser utilizado no exterior como no interior, com a possibilidade de adequar o acabamento a cada tipo de utilização.

Os acabamentos desempenham um papel importante: acabamentos polidos, e texturizados são os mais populares e acabamentos foscos ou mate (amaciados e escovados) podem ajudar a tornar a superfície da pedra menos escorregadia. Se o cliente deseja um acabamento de alto brilho (polido), isso é possível, embora vá exigir uma manutenção mais regular e alguns cuidados extra.

Se mantiver os cuidados necessários de manutenção, a beleza natural de um pavimento em pedra irá perdurar durante muito tempo.

 

Que tipo de material aplicar em cada área:

Uma vez que os pisos de pedra natural tendem a estar em áreas de alto tráfego, é importante saber quais são os tipos de pedras mais adequadas para cada tipo de instalações.

 

Áreas de Grande Tráfego

Optar por materiais que sejam resistentes, estes materiais têm um bom desempenho em áreas de grande tráfego tal como o granito ou Lioz e até mesmo certas variedades de mármore. A pedra natural pode ser texturizada, quanto mais textura tiver mais ajudará em áreas de tráfego intenso devido à ajuda na resistência ao deslizamento. A textura pode também ser conseguida através do acabamento como o amaciado ou escovado.

 

Interiores

Para os interiores, os materiais poderão ser mais variados. Desde os mármores, calcários ou granitos, quartzite, etc. Tendo sempre em conta a resistência e porosidade de cada material e os cuidados de manutenção recomendados.

 

 

Exteriores

Mármores como o de Estremoz, granito ou Calcários como Lioz. Os acabamentos mais comuns são o escovado, o amaciado ou o no caso do Lioz poderão ser também o bujardado ou riscado.

 

 

Tendências:

 

 

 

Combinação Xadrez

Muitos clientes têm em mente colocar pavimento com efeito xadrez entre o branco

e o preto, desde aplicações mais tradicionais às mais modernas. O branco e o cinza também são uma aplicação bastante recorrente.

 

 

 

 

 

 

 

Peças maiores e pedra casada

Outra tendência é para peças de dimensões maiores ou que aproveitem a maioria da chapa. Para além disso faz também parte da tendência que as peças sejam casadas para que fiquem com efeito de livro aberto, casando os veios entre si.

 

 

 

Benefícios de um piso em Pedra Natural:

– Ao aplicar ladrilhos em pedra natural pode fazer as mais variadas combinações e até misturar materiais;

– São fácil de substituir em caso de quebra devido a acidentes. Normalmente são enviados para as obras, ladrilho “a mais” para

colmatar algum acidente;

– Um pavimento em pedra natural é de fácil manutenção, bastam alguns cuidados;

– Resistem e perduram no tempo. Por exemplo num piso polido, mesmo com o passar dos anos basta um tratamento de polimento para o pavimento parecer novo;

– Conferem aos ambientes sofisticação e beleza natural ímpar que a pedra natural oferece;

– Versatilidade: Poderá ter desde um aspeto rústico até ao mais moderno dependendo do gosto de cada cliente;

– Complemento a outros materiais da casa: Um piso em pedra natural complementa outros materiais como a cadeira, com inúmeras conjugações possíveis;

 

 

 

 

 

Dedique algum tempo a considerar que tipo de pavimento irá aplicar e trará benefícios a

 longo prazo. Invista num piso que irá refletir a sua

 personalidade e que capte a sua atenção de modo a que sinta que esse material irá completar a sua casa.

 

 

 

 

Fontes para elaboração do artigo:

usenaturalstone.org

Técnicos e profissionais da Manuel & Cardoso

Post a Comment

Manual Básico de manutenção e limpeza da Pedra NaturalEbook Grátis

Dicas de limpeza, precauções e cuidados a ter com a Pedra Natural