O que é pedra exótica?
A pedra natural exótica insere-se na categoria premium e é bastante associada ao design de luxo e sofisticado. É um tipo de pedra que acrescentará valor a qualquer projeto tanto a nível estético como funcional, são pedras irreverentes porque são fora do comum e porque se distinguem das pedras mais comuns do mercado.
Saiba o que diferencia a pedra natural exótica:
Pedra Natural Exótica: O que a diferencia da pedra comum?
O que diferencia uma pedra comum de uma pedra exótica é a composição da pedra. O mármore é formado essencialmente por calcário mas o granito é formado por minerais como o quartzo e o feldspato. O padrão deste tipo de pedras segue uma determinação dita comum mas não quer dizer que são menos ou mais bonitas que as pedras exóticas, porque é apenas uma questão geológica. Relativamente às pedras exóticas o que acontece é que durante o seu processo de formação acontece algo fora do normal alterando a sua composição, o formato dos veios e as cores das pedras. Estes acontecimentos podem ser variados como: movimentação dos solos, atividade vulcânica, alterações climáticas ou alterações minerais.
Qual é a origem das pedras exóticas?
As pedras exóticas são extraídas um pouco por todo o mundo pois existe uma grande variedade desde mármores, granitos e onyx. Alguns dos locais são países como a Itália, o Pasquitão, a Turquia, o Brasil, etc. Depois de serem extraídas são importadas pelas fábricas transformadoras espalhadas pelo mundo.
Utilizações da pedra natural exótica:
- Revestimento de paredes;
- Bancadas de casa de banho;
- Mesas e outros móveis;
- Objetos de decoração;
- Pavimento.
Algumas pedras exóticas que existem:
- Verde Guatemala
- Nero Marquina
- Onyx Robato
- Negro Bambu
- Panda White
- Carrara
- Ouro Negro
- Sodalite Blue
Cuidados a ter:
São materiais de grande valor acrescentado porque são mais raros, mas ao mesmo tempo naturais. Estas pedras exóticas carecem de vários cuidados pelo facto de serem porosos e porque são pouco resistentes aos líquidos. Os cuidados a ter devem passar por evitar o contacto com produtos ácidos, corrosivos e de igual modo gorduras. Outros cuidados que deverão ser considerados são o não pousar fontes de calor e não cortar alimentos diretamente na superfície pois irá ficar riscada.